Escola Superior da Defensoria Pública disponibiliza formação continuada para estagiários e estagiárias da instituição

Texto: Matheus Araújo (estagiário sob supervisão)
Ilustração: Diogo Braga

A Escola Superior da Defensoria Pública do Ceará (ESDP), em conjunto com a Assessoria de Estágio, iniciará nesta semana um novo projeto de formação contínua para os estagiários e estagiárias da instituição. A ideia é instruir os jovens e prepará-los para o exercício de seus trabalhos, ajudando nas consultas, construção e organização dos casos. Eles também vão aprender sobre como a Defensoria Pública funciona de forma estratégica e organizada. Confira aqui a Programação.

A nova formação conta com 164 horas/aulas estabelecidas e está dividida em duas etapas contínuas e complementares. A proposta vai disponibilizar para os estagiários instruções gerais e de áreas específicas da instituição, em aulas presenciais e remotas. Na primeira etapa, a formação de base é obrigatória para todos, enquanto a formação por áreas de atuação é obrigatória apenas a quem atua no tema ou irá solicitar remanejamento de lotação para determinada área. Portanto, na segunda etapa, cada estagiário faz de acordo com sua área de atuação na instituição.

É uma formação continuada, dividida em módulos. De acordo com a defensora pública e  diretora da ESDP, Amélia Rocha, esse tipo de projeto é essencial tanto para o fortalecimento da Defensoria quanto para os alunos. “Acreditamos que uma instituição forte exige a compreensão de seus propósitos, de suas missões, por todos que participam dessa atuação e as possibilidades de uma formação contínua. Então, estamos iniciando agora com a formação continuada de estagiários, já temos a formação continuada de defensores e vamos também realizar a formação continuada de colaboradores”, destaca Amélia.

Todos os conteúdos e aulas serão disponibilizados no site da ESDP e os estagiários poderão ter acesso a qualquer momento. De acordo com o assessor de estágio da Defensoria Pública do Ceará, Bruno Neves, esse curso é uma ótima oportunidade para aproximar esses jovens do real viés da Instituição. “A formação que a Defensoria Pública está oferecendo para os estagiários e estagiárias serve para que eles (a) conheçam mais a instituição com profundidade, vejam, não só a área que atuam, mas também as outras áreas. Então, estamos fornecendo aos estagiários uma excelente oportunidade de capacitação que eu acredito que vai fazer muita diferença no dia a dia”, conclui Neves.