Plataforma de Ensino a Distância da Defensoria supera a marca de mil usuários em menos de um ano de existência

A Plataforma de ensino a distância da Escola Superior da Defensoria Pública do Estado do Ceará (ESDP) ultrapassou a marca de mil usuários cadastrados. A ferramenta de ensino foi implementada no ano de 2022 e em menos de um ano já conseguiu alcançar um número significativo de usuários. Na plataforma EAD é possível encontrar de forma direta os cursos disponíveis e o calendário de eventos. A iniciativa visa capacitar defensores públicos, colaboradores e estagiários por meio da educação continuada, sem prejuízo da localização geográfica, considerando que as capacitações serão realizadas via internet.

A ferramenta permite de forma acessível navegar pelos conteúdos e acessar os materiais produzidos pela Escola. O planejamento e a construção desse novo ambiente virtual foi realizado pela equipe da Escola Superior em conjunto com uma empresa especializada em oferecer treinamento e consultoria moodle, um software livre para instituição de ensino. Foram meses de planejamento e construção desse novo espaço.

A defensora pública Ana Mônica Anselmo de Amorim, diretora da ESDP, foi a idealizadora de todo o projeto. Ela destaca que o resultado é um trabalho empenhado e feito com muito carinho. “É gratificante ver a Escola Superior se informatizar e se modernizar. Recebi a missão de criar e colocar no ar a plataforma EAD da Defensoria Pública, e iniciamos este projeto do zero, colocando na plataforma tudo o que já tinha sido produzido pela Escola Superior até então, e também, produzir novos conteúdos. A equipe da Escola Superior abraçou este desafio, e deu o melhor de si, e fizemos um pouco de tudo, desde a produção de novos eventos: cursos, palestras, workshops, até sermos também webdesigners, uma vez que a página EAD é inteiramente alimentada pela equipe da Escola”, pontua a defensora.

Todo o processo de divulgação dos conteúdos produzidos pela escola é realizado pela própria equipe do projeto. De acordo com Ana Mônica, o método utilizado para divulgar a plataforma foi feito de maneira intuitiva e orgânica, mas sempre com muito empenho e esforço.

“Iniciamos um trabalho de formiguinha, divulgando a plataforma entre defensores, estagiários e colaboradores, bem como, divulgando para o público, e para as Defensorias de todo o Brasil. Os defensores, colaboradores e estagiários ainda estão se adaptando à nova ferramenta. A Escola conta hoje não só com sua plataforma EAD, em que estão disponíveis mais de 200 eventos, entre transmissões ao vivo, cursos, palestras, workshops, sendo a certificação pela Escola Superior feita também de forma remota, dentro da própria plataforma. Sou grata à equipe da Escola – Nagella Cancio e Júnior Rios – , por todo o esforço e dedicação a este projeto”, salienta a diretora da Escola.