Em alusão ao Dia Internacional das Mulheres, Escola Superior promove workshop sobre os marcadores de gênero e raça na Constituição

Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8 de março, a Escola Superior da Defensoria Pública do Estado do Ceará (ESDP), realiza amanhã (7/3), a partir das 18 horas, um workshop online para debater as perspectivas de gênero e raça dentro da ordem constitucional. A capacitação acontece na plataforma Google Meet e será facilitada por Juliana Diniz, professora da Universidade Federal do Ceará (UFC) e doutora em Direito do Estado pela Universidade de São Paulo (USP).

Segundo a defensora pública e diretora da Escola Superior da DPCE, Ana Mônica Amorim, o objetivo do encontro é levantar discussões que impactam os tratos sociais e a ordem jurídica atual, dentre elas os marcadores de gênero e raça na normas constitucionais. A escolha da data também marca mais um período de reflexão e luta pelos direitos das mulheres para além de uma efeméride no calendário.

“No mês da mulher, devemos voltar nossos olhares para as mulheres vítimas de violência, que em sua maioria são mulheres pretas e pardas, mas também, devemos abordar temas como as afirmações dos direitos das mulheres, e o empoderamento das mesmas, enaltecendo suas contribuições em diversas áreas”, enaltece.

O enaltecimento das narrativas femininas é algo presente dentro de campanhas e iniciativas educacionais da instituição. A defensora lembra do projeto “Todas Somos Uma – Histórias de mulheres, lutas feministas”, que narra a trajetória de 13 mulheres militantes na luta por direitos humanos – ideal este fundamental no trabalho de defensoras e defensores públicos.

“Relembro a campanha ‘Todas Somos Uma’, muito bem pensada pela Assessoria de Comunicação da Defensoria. O projeto apresentou a história de 13 mulheres fortes, mulheres de garra e de lutas, e que neste mês de maio possamos refletir sobre as lutas e conquistas femininas. A Defensoria Pública, sem dúvidas, é agente de transformação social, que possamos combater todo tipo de discriminação, e que possamos ser sempre alicerce para as vítimas de desigualdades”, declara Ana Mônica Amorim.

Inscrições

A capacitação é gratuita e é direcionada a defensores(as), colaboradores(as) e estagiários(as) da DPCE. Para participar os interessados devem encaminhar previamente um email para o endereço: inscricao.escolasuperior@defensoria.ce.def.br.

A transmissão será feita de forma online via Google Meet, no próximo dia 7 de março (terça-feira), a partir das 18 horas. Os inscritos receberão o link de acesso por meio do e-mail cadastrado no ato da inscrição.