Escola Superior da Defensoria promove workshop sobre Tipografia Jurídica

A Escola Superior da Defensoria Pública do Estado do Ceará (ESDP) promoverá, no próximo dia 01 de março (quarta-feira), workshop sobre Tipografia Jurídica.  A capacitação ocorrerá de forma online, a partir das 18 horas, e será ministrada pelo Professor Júlio Xavier.

A capacitação é direcionada a Defensores(as), Colaboradores(as) e Estagiários(as) da Defensoria Pública do Ceará, sendo de extrema importância para todos(as) posto que, discutirá novas técnicas de escrita, facilitando-se o peticionamento e a comunicação processual.

Em seu blog – tipografiajuridica.com.br, o Prof. Júlio Xavier traz diversas dicas, “A tipografia é o caráter da linguagem”.

E alerta: “Não é uma regra, mas petições mais curtas costumam ser mais palatáveis. Ainda que contenham a mesma quantidade de texto, a sensação do leitor ao se deparar com 10 ou 15 páginas é diferente. E como a tipografia pode te ajudar? Bem, primeiro tenha em mente que não defendemos amontoar a folha de texto, ao contrário! A ideia é apenas reduzir os espaços que são desnecessários e não causarão prejuízo à leitura”.

Dentre as dicas, destaca o Prof. Júlio Xavier: “Fonte – Evite fontes monoespaçadas como a Courier new. Entrelinhamento – Utilize um entrelinhamento correto, nada do exagerado 1,5. Recuo e espaçamento – Escolha entre apenas recuo de primeira linha (layout STF, STJ, ABNT) ou espaçamento entre parágrafos (layout Word), nunca os dois. Se preferir manter o espaçamento com o recuo, que seja um espaçamento muito sutil. Hifenização – A hifenização divide com hífen a palavra final que já não cabe em uma linha”.

Inscrições

Para participar do workshop é preciso fazer a inscrição prévia pelo email: inscricao.escolasuperior@defensoria.ce.def.br. A transmissão será feita via Google Meet no dia 01 de março, a partir das 18h.