Escola Superior da Defensoria Pública do Estado do Ceará

O que você procura ?

Escola Superior da Defensoria promove workshop sobre Visual Law

A Escola Superior da Defensoria Pública do Estado do Ceará (ESDP) promove, no próximo dia 14 de fevereiro (terça-feira), workshop sobre Visual Law e Inteligência visual  na Defensoria Pública . A capacitação ocorrerá de forma online, a partir das 18 horas, e será ministrada pelo Professor e Advogado Bernardo de Azevedo. 

A capacitação é direcionada a Defensores(as), Colaboradores(as) e Estagiários(as) da Defensoria Pública do Ceará.

“O Legal Design oferece imenso potencial para a resolução de problemas jurídicos. No âmbito do design da informação (Visual Law), auxilia a comunicar os conceitos jurídicos com mais eficiência, transformando petições, contratos, termos de uso e políticas de privacidade em documentos de fácil compreensão. Os provérbios populares ‘uma imagem vale mais que mil palavras’ (atribuído ao pensador e filósofo chinês Confúcio) e ‘entendeu ou quer que eu desenhe?’ (sem autoria definida), ora adaptados ao universo jurídico, realçam o quanto a objetividade e o emprego de recursos visuais podem facilitar a comunicação”, afirma Bernardo de Azevedo.

Segundo a diretora da Escola Superior da DPCE, a defensora pública Ana Mônica Amorim, o conceito pode se tornar uma importante ferramenta de trabalho dentro da Defensoria Pública. “O Visual Law visa justamente ‘descomplicar’ as petições apresentadas com uma linguagem facilitada, que permita um melhor entendimento pelo público em geral. Trata-se de uma nova técnica de atuação, em que as petições são mais enxutas e objetivas, facilitando não só a atuação de defensores e defensoras públicas, mas também de todo o poder judiciário”, elucida. Ao trabalho dos defensores públicos, especificamente, Ana Mônica Amorim lembra que os assistidos, nem sempre dispõem de formas para o acesso ao ambiente virtual e as novas tecnologias, mas que a linguagem facilitada pode ajudar essa compreensão. 

Inscrições

Para participar do workshop é preciso fazer a inscrição prévia pelo email: inscricao.escolasuperior@defensoria.ce.def.br. A transmissão será feita via Google Meet no dia 14 de fevereiro, a partir das 18h.

Quer saber mais sobre Visual Law?

Consulte matéria no site da Defensoria Pública https://www.defensoria.ce.def.br/noticia/visual-law-e-tema-de-workshop-da-escola-superior-da-defensoria/