Escola Superior da Defensoria Pública do Estado do Ceará

O que você procura ?

Defensora geral é homenageada pela Assembleia como liderança feminina em sessão solene alusiva ao Dia da Mulher

A defensora pública geral do Ceará, Elizabeth Chagas, foi homenageada nessa terça-feira (8/3) pela Assembleia Legislativa do Estado (Alce). Ao lado de outras 51 mulheres atuantes em diversas cidades, ela teve o trabalho reconhecido como o de uma grande liderança feminina e foi representada na sessão solene pela subdefensora Sâmia Costa Farias.

Estavam entre as homenageadas da noite a vice-governadora Izolda Cela e a presidenta do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargadora Nailde Pinheiro. “A Beth é uma mulher que admiro por buscar sempre um mundo melhor. Ela é muito resiliente e não desiste do que acredita. Por isso, esse é um justo reconhecimento ao trabalho que ela vem desenvolvendo na Defensoria. A liderança da Beth nos chegou num período desafiador, de uma pandemia sem precedentes, mas também de muitas conquistas e avanços principalmente por conta do olhar visionário que ela imprime em tudo o que se propõe a fazer”, afirma Sâmia.

A subdefensora ressalta a solidez do vínculo mantido por Elizabeth Chagas com os demais poderes, incluindo aí a Assembleia, casa parlamentar através da qual aprovou diversas leis nos últimos dois anos que impactam sobremaneira na prestação do serviço da Defensoria à população. Em sua maioria, o público atendido pela DPCE é de mulheres negras e moradoras de periferias que, por conta do novo coronavírus, ficaram expostas a ainda mais vulnerabilidades. Daí a importância do reforço em aparatos tecnológicos e logísticas de atendimento, um marco da gestão da atual defensora pública geral.

“Beth é uma líder do diálogo, das articulações, das conquistas. Gerir a Defensoria ao lado dela tem sido uma experiência de muita troca e aprendizado. Ela inspira a todas nós, mulheres que fazemos a instituição a darmos o nosso melhor nessa caminhada pela garantia de direitos”, acrescenta a subdefensora geral Sâmia Farias.

A homenagem na Assembleia foi proposta pelas deputadas Augusta Britto, Fernanda Pessoa e Érika Amorim e pelos deputados Leonardo Pinheiro e Carlos Felipe. “Quantas mulheres compõem os espaços de poder? Quantas estão contribuindo para construir políticas públicas efetivamente? Quantas mulheres, de diversas raças e religiões, estão utilizando esses espaços de voz e de vez? Ainda temos uma longa caminhada pela frente”, afirmou Érika Amorim.

“Juntas, somos potência”, complementou Fernanda Pessoa. “Aqui, somos a voz de todas as mulheres cearenses. De 46 deputados, apenas seis são mulheres. Às vezes, nos sentimos tímidas, porque essa participação poderia ser maior. Mas a gente tem procurado unir forças e defender aquilo que sonhamos e desejamos para nosso Estado”, reforçou a deputada Aderlânia Noronha.