Escola Superior da Defensoria promoveu Encontro de Defensores(as) Criminais do 1° grau, 2° grau e Tribunais Superiores

Na manhã desta sexta-feira (27.01), a Escola Superior da Defensoria Pública do Ceará (ESDP) promoveu o “Encontro de Defensores(as) Criminais do 1° grau, 2° graus e Tribunais Superiores – Construindo atuações estratégicas recursais”. O momento teve como objetivo traçar estratégias que possam garantir uma atuação defensorial satisfatória e recebeu defensoras e defensores públicos que atuam na área criminal, no 1º Grau, no 2º Grau e nos Tribunais Superiores.

A defensora pública geral, Elizabeth Chagas, foi responsável por abrir o encontro, destacando a importância da integração entre todas as instâncias da Defensoria. “Essa troca é fundamental para que possamos aprimorar fluxos, compartilhar ideias e tornar a nossa Instituição cada vez mais forte”, reforça.

O defensor público Leonardo Moura também foi facilitador do encontro. Ele é titular da Defensoria do 2° grau e endossou o discurso da defensora geral, afirmando que oportunidades como esta são fundamentais para melhoria do trabalho prestado pela instituição. “Possibilitou um momento de integração e troca de experiência, que são de fundamental importância para melhoria dos nossos recursos e, em consequência, a melhoria dos trabalhos da Defensoria Pública”, completa.

A defensora pública Patrícia Sá Leitão, que possui atuação nas cortes em Brasília, também foi facilitadora do encontro. “O êxito da atuação nos Tribunais Superiores inicia com a atuação da base, onde as teses precisam ser suscitadas e, passando pela atuação dos defensores no Tribunal de Justiça, para só então chegarem nas altas esferas da justiça. Sendo assim, o encontro visa proporcionar essa interação e construção conjunta, fortalecendo o trabalho da Defensoria e contribuindo para um melhor desempenho do trabalho dos defensores, ponto alto desse rico momento”, destaca.

Na avaliação da Diretora da Escola Superior, a defensora pública Ana Mônica Amorim, o encontro foi exitoso. “É preciso que a Defensoria tenha essa atuação estratégica, que ela seja coesa: primeiro grau, segundo grau e Tribunais Superiores. Esse é o primeiro de outros encontros para o futuro permitindo”.